Fabricação de Coroas Fúnebres

coroa-de-flores-elegance-01Para os familiares e amigos, a lembrança e a demonstração de carinho são muito importantes em um momento como este. Demonstrar nosso afeto através de uma coroa de flores é um gesto muito apreciado.

Porque fazer uma Homenagem com coroa de flores?

A palavra Homenagem remonta do Provençal Antigo, onde era ‘omenatge’ , derivado do Latim ‘hominaticus’ (de homo = homem). Era uma forma de prestar vassalagem a outros nas épocas feudais, mas acabou tendo um sentido geral de ‘fazer honrarias’, ou seja homenagear, em nossos tempos o uso de flores passou a ser uma das melhores formas de se oferecer uma homenagem, as flores são usadas principalmente em velórios onde o falecido é homenageado com coroas de flores.


Como escolher uma? Qual enviar?

O ato de optar por uma não é uma das tarefas mais fáceis de se fazer, obviamente que pelo fato de não lidarmos com a situação de falecimento todos os dias, na hora de uma necessidade, muitas são as duvidas, portanto é importante saber de alguns conceitos básicos:

1 – Ao posicioná-la na sala de velório, nunca sobrepor às dos demais familiares mais próximos, a discrição e respeito devem prevalecer;

2 – No caso de o falecido for jovem, evitar solicitar uma com flores de cores escuras, como por exemplo em vermelho e roxo, melhor é enviar uma colorida de tons claros.

Ela serve para homenagear o falecido e não para fazer aparecer quem a está oferecendo, portanto ao escolher uma deve-se acompanhar o padrão das demais que o falecido já recebeu, deixando para os familiares mais próximos as mais virtuosas, todavia, deve-se cuidar também para não oferecer uma de padrão muito inferior ao padrão que está sendo oferecido para que sua homenagem não tenha a aparência de ter sido oferecida por “obrigação”, enviar arranjos medianos é sempre a saída mais adequada.

3 – Quando os familiares forem de descendência oriental, nunca enviar uma que contenham flores com espinhos, pois não são bem aceitas pelos povos do oriente.

4 – Quando o falecido é criança, é recomendável enviar uma confeccionada apenas em flores brancas, o que representará a pureza da alma de uma criança.

5 – Caso não saiba do padrão de flores que está sendo oferecido ao falecido, o recomendável é que se nivele pelo padrão familiar, certamente não haverá erros.

6 – “Enfeitar o velório” não é a função dela, ela serve sim para “coroar” o falecido como “homenagem” por sua obra cumprida em vida.

7 – Sob hipótese alguma envie com intuito de auto-promoção, de fato a única pessoa a ser destacada é o próprio falecido.

8 – Atente para não enviar uma em nome de muitas pessoas, e colocar na faixa uma lista de nomes das pessoas que estão enviando, melhor identificar como um grupo determinado, exemplo “saudade de João, Alberto, Marcos, Alessandro, Maria, Juliana, Maria jose, Sandra…” melhor usar algo do tipo “saudades de todos os seus colegas de trabalho” caso não seja possível, é recomendável que cada pessoa envie a sua.

9 – Na situação de uma empresa enviar uma, deve-se redobrar os cuidados, pois em muitos casos, a pessoa que solicita as flores, com receio de gastar muito dinheiro da empresa nisto acaba por enviar um arranjo extremamente simples, contudo, esquecem que junto à estas flores irá o nome da empresa, portanto em especial no caso de uma oferecida por empresas, estas devem sempre tentar acompanhar o melhor padrão possível, de forma a mostrar que a empresa valoriza a pessoa do falecido, caso contrário poderá a empresa cometer um mico de enviar uma de padrão baixo a uma pessoa de extrema notoriedade o que terá efeito totalmente contrário, neste caso melhor seria nunca ter oferecido uma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *